Vencedor do Prêmio Lumen na categoria Responsabilidade Social e Pro-Bono, projeto mostra que “idade não é documento” para estagiar em advocacia

Inédito no segmento de advocacia, o Programa Longevidade, lançado pelo Martorelli Advogados no ano passado, quebra uma das últimas barreiras para o ingresso de profissionais no segmento: a idade. A iniciativa conquistou o 1º lugar do Prêmio Lumen 2019 na categoria Responsabilidade Social e Pro Bono, mostrando que as sociedades estão cada vez mais plurais e alinhadas com as demandas do mercado de trabalho e da sociedade.

Por meio do Programa reconhecido pela terceira edição do Prêmio organizado pelo Sinsa e Cesa (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados), estudantes de Direito com 55 anos ou mais passaram a contar com processo seletivo especialmente dedicado a eles, um grupo de estudantes que, até então, tinha pouca ou nenhuma chance de ser contratado para as posições de estagiários nas bancas.

Lacuna nas iniciativas de inclusão

"Os escritórios de advocacia do país já desenvolvem uma série de projetos para ampliar a diversidade no setor, mas não havia uma atuação específica para a barreira etária que dificulta o ingresso de alunos das faculdades com 55 anos ou mais no mercado de trabalho. Eles estão aí, são uma realidade que precisava de atenção e oportunidade”, explica Ana de A. Vasconcelos Negrelli, advogada na unidade Contencioso Cível Geral e coordenadora do Comitê de Inclusão e Diversidade do Martorelli Advogados.

De acordo com ela, as discussões em torno de "novos talentos” giravam essencialmente em torno de questões raciais, de gênero, mas não havia o debate sobre os desafios para ingresso no setor em função da idade, foi por isso que a Coordenação do Comitê trouxe o tema para ser avaliado internamente e, em cerca de três meses, estruturaram o projeto e levaram a campanha de contratação para as faculdades da região de Recife, Pernambuco.

"Atualmente, estamos com dois estagiários contratados nessa faixa etária e dando início ao terceiro processo seletivo para estudantes de 55 anos ou mais. A meta é ampliarmos até que esse grupo atinja cerca de 10% do total de 60 estagiários do Martorelli Advogados”, explica.

A experiência está sendo enriquecedora para todos os envolvidos, segundo avalia Ana. "Desde o momento em que fizemos contato com as instituições de ensino, à divulgação em nossos canais nas mídias sociais, o que observamos foi um grande engajamento das pessoas, com repercussão positiva além do esperado”, descreve.

Processo seletivo

No Martorelli, o processo seletivo para contratação de estagiários 55+ é realizado exatamente da mesma forma como acontece para jovens estudantes, geralmente na faixa dos 21 ou 22 anos. "O que buscamos são estudantes que queiram aprender, agregar ao time. E isso não muda em relação às pessoas de 55 anos ou mais”.

Já após a primeira contratação - para compor a equipe de Contencioso Civil do escritório, da qual Ana faz parte -, o resultado foi a conquista de uma profissional com grande senso de responsabilidade, compromisso, empenho absoluto com o aprendizado e maturidade, inclusive para compartilhar com os estagiários jovens.

Preparo das equipes para ambiente de diversidade

A coordenadora do Comitê de Inclusão e Diversidade do escritório aponta que o preparo das pessoas para a formação de equipes com perfis diversos é essencial para o sucesso de projetos como o Programa Longevidade. No Martorelli, esse suporte é conduzido por meio palestras e discussões internas.

"Pelo menos a cada dois meses, trazemos um profissional para tratar sobre diversidade e suas diferentes ‘faces’ nas unidades da sociedade. O objetivo é promover a reflexão entre todos advogados e demais colaboradores sobre a importância de haver empatia nas relações, pois apenas assim conseguimos a real inclusão no ambiente de trabalho”.

Maturidade valorizada

O balanço que se faz da inclusão dos profissionais com 55 anos ou mais entre os estagiários do escritório representou uma quebra de paradigma. Para Ana, os profissionais passaram a valorizar ainda mais o papel da maturidade para o equilíbrio das relações internas.

"Por outro lado, estamos apendendo a remodelar as ações para integração dos estagiários, uma vez que os iniciantes mais velhos possuem toda uma história profissional que demanda atenção, respeito e também adequação para o novo ambiente de trabalho”.

De acordo com a coordenadora do Comitê de Diversidade e Inclusão do Martorelli Advogados, o que se pode concluir é: quanto mais plural, melhor. "E esses novos estagiários ainda contribuem para o contato junto aos clientes do escritório, pois é evidente a confiança que transmitem, mesmo estando na posição de aprendizes da profissão”.

Sobre a premiação

O Prêmio Lumen é uma iniciativa do Sinsa e do Cesa (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) com o objetivo de motivar e disseminar o bem social a partir do reconhecimento de iniciativas de comprovada eficácia realizadas por sociedades de advogados e que possam ser replicadas por outras organizações.

As inscrições para a premiação são abertas anualmente, sempre no início do segundo semestre. Se sua sociedade estiver envolvida com algum projeto que se enquadre nas categorias: "Boas práticas de gestão” e "Iniciativas de responsabilidade social e Pro Bono”, confira mais informações no site www.premiolumen.com.bre acompanhe os sites do Sinsa e do Cesa para manter-se informado sobre a edição de Prêmio Lumen 2020.

 

Na imagem, Fernanda Martorelli recebe o Prêmio Lumen 2019

 

Produção e edição: Moraes Mahlmeister Comunicação

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário