Iniciativa do escritório ficou em segundo lugar na categoria Boas Práticas de Gestão da premiação promovida por Sinsa e Cesa

Com o intuito de ampliar as habilidades de relacionamento e melhorar o desempenho técnico de seus profissionais, o BMA Advogados (Barbosa, Müssnich Aragão) desenvolveu o projeto de uma universidade corporativa pelo qual já passaram 434 alunos que cursaram 24 disciplinas, totalizando 1.116 horas/aula.

Lançado em 2015, o BMA Educação nasceu de uma atividade que envolveu a participação dos líderes de áreas do escritório. Cada qual escreveu num papel, sem se identificar, uma única palavra que resumisse o que o escritório representava na sua vida.

"Nossos profissionais colocavam o escritório como um lugar de aprendizado. Mas, mesmo assim, ficamos muito surpresos quando, durante a atividade, a palavra 'escola' foi a mais indicada. Foi, praticamente, o estopim do projeto", conta Gisela Sampaio da Cruz, advogada sócia do escritório e responsável pela Área de Pesquisa.

Ela, integrante do comitê de gestão do projeto da universidade corporativa BMA Educação, é professora de Direito Civil dos cursos de pós-graduação do CEPED/UERJ (Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito), da Fundação Getulio Vargas, da PUC/Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro) e da EMERJ (Escola de Magistratura do Rio de Janeiro), além de ser professora Adjunta do Departamento de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa da universidade corporativa, inscrita na edição do Prêmio Lumen de 2018 para comemorar o marco de 20 anos do escritório, ficou em segundo lugar na categoria Boas Práticas de Gestão.

Grade curricular diferenciada

"Antes do lançamento do projeto, mantínhamos o Comitê de Treinamento e Desenvolvimento, que foi o início do BMA Educação. Sempre tivemos uma preocupação quase que ‘neurótica’ para que nossos profissionais mostrassem o melhor em termos de técnica, mas também em habilidades comportamentais para o melhor relacionamento possível com nossos clientes”, explica Gisela.

Uma das características marcantes da iniciativa é o rol ampliado de disciplinas, que abordam desde o aperfeiçoamento da escrita a um entendimento mais amplo sobre a realidade.

"Queríamos diferenciar as disciplinas oferecidas pelo escritório daquelas encontradas em universidades. Nossa grade conta com aulas para necessidades específicas dos advogados a depender da área e do nível de experiência”, comenta Sandra Modesto Zacche.

Sandra, que possui mais de 25 anos na área de Recursos Humanos, é também integrante do comitê de gestão. Ela ingressou ao BMA Advogados em 2011.

Assessoria profissional para estruturação do projeto

"Durante todo o planejamento da grade, a Saint Paul Escola de Negócios foi responsável pela consultoria que ajudou na formatação do projeto educacional. Realizou-se um levantamento minucioso em todo o escritório para implementar disciplinas que ajudassem nossa equipe da melhor maneira possível”, comenta.

O plano de aulas muda anualmente, oferecendo disciplinas fixas e eletivas, que podem ser escolhidas pelos profissionais para complementar a formação. Alguns exemplos de aulas oferecidas são: Contabilidade, Microeconomia, Excel, Oratória e também com viés comportamental, como Liderança e Gestão do Tempo.

Gisela explica que, por conta de as disciplinas serem diversas em relação à grade curricular de universidades tradicionais, a busca por um corpo docente é trabalhosa.

A procura é por professores que atuem como profissionais na área do Direito e também nomes de referência em diferentes assuntos, que nada têm a ver com a advocacia. "Os docentes precisam inspirar o respeito nos alunos e manter um approachde diálogo”, coloca.

"Um dia para pensar diferente”

Ambas comentaram sobre o dia mais esperado pelos profissionais do escritório. Ao final do ano letivo, todos os integrantes são convidados para uma aula de encerramento, denominada como "Um dia para pensar diferente”.

Gisela destaca que o dia é um sucesso para a iniciativa. "Sempre procuramos trazer palestrantes de perfis totalmente diversos para que nossas equipes enxerguem lados, pessoas e ideais distintos. O objetivo é trazer uma contribuição relevante para o entendimento de que nossa sociedade é movida por diferenças”, coloca a professora.

Passos futuros e ampliação da iniciativa

"Estamos evoluindo na formatação do curso ao disponibilizar para nossos profissionais uma disciplina que pode ser acompanhada online. Se os resultados forem benéficos, logo teremos outras disciplinas nesse formato”, explica Sandra. Uma plataforma digital está nos planos futuros do escritório.

Sobre a premiação

O Prêmio Lumen é uma iniciativa do Sinsa e Cesa (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) que tem o objetivo de motivar e disseminar o bem social a partir do reconhecimento de iniciativas de comprovada eficácia, realizadas por sociedades de advogados e que possam ser replicadas por outras organizações.

As inscrições para a premiação são abertas anualmente, sempre no início do segundo semestre. Se sua sociedade estiver envolvida com algum projeto que se enquadre as categorias: "Boas práticas de gestão”; "Iniciativas de responsabilidade social” e "Pro Bono”, saiba mais no site www.premiolumen.com.br e acompanhe o site do Sinsa para manter-se informado sobre a edição de Prêmio Lumen 2019.

Produção e edição: Moraes Mahlmeister Comunicação

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário