A iniciativa do escritório voltada para seus profissionais foi vencedora na categoria Boas Práticas de Gestão do 2º Prêmio Lumen, entregue no final de 2018

Uma conversa despretensiosa entre dois advogados e acadêmicos resultou na criação de um projeto que modificou a rotina do escritório Rubens Naves Santos Jr. e seus colaboradores.

O "Quintas Filosóficas” foi criado em setembro de 2017 com o objetivo de aproximar e integrar os advogados e demais colaboradores da sociedade ao mesmo em tempo em que promove o conhecimento e a educação continuada.

A iniciativa foi vencedora da categoria Boas Práticas de Gestão do 2º Prêmio Lumen, entregue no final de 2018.

"O ‘Quintas Filosóficas’ começou a ser formulado nas reuniões de definição do planejamento estratégico do escritório em 2017, quando ele completou 40 anos de existência. Dentro das várias premissas do planejamento, duas se destacaram: o desejo de integração entre os sócios e demais colaboradores; e o desenvolvimento das capacidades e autonomias dos indivíduos a partir de uma perspectiva emancipatória, em que eles busquem o seu protagonismo”, explica Guilherme Amorim Campos da Silva.

Ele, doutor em Direito Constitucional e professor em cursos de mestrado, é um dos criadores do projeto ao lado de Gabriel Chalita, doutor em Filosofia do Direito, professor universitário e ex-secretário de Educação de São Paulo.

"Conversando sobre essas premissas, nos questionamos sobre a possibilidade da criação de um espaço de convívio em que nós trouxéssemos para discussões dentro do escritório aspectos da filosofia, com foco na ampliação, em caráter extrajurídico, dos debates do nosso dia a dia”, destaca.

Questão humanizadora

A discussão da filosofia no ambiente profissional possibilitou uma série de ganhos para o escritório, aponta o advogado, que ressalta que, no começo, as pessoas ficavam um pouco receosas em participar dos encontros, mas que hoje há um clima de ansiedade positiva antes de cada debate.

"Nesta sociedade tão dura como a atual, falar de filosofia é essencial. Primeiramente, pela questão humanizadora, já que, com isso, conseguimos parar um pouco, olhar para o lado e refletir. Além disso, também percebemos uma melhora no ambiente de trabalho, já que há uma mudança de postura e o incentivo à integração. É um projeto com custo praticamente zero, mas que trouxe grandes resultados para o escritório”.

Construção de conhecimento coletivo

Semanalmente, sempre às quintas-feiras, são realizados encontros de uma hora de duração com os advogados e colaboradores administrativos do escritório, que discutem temas da filosofia "de maneira leve, sem academicismo”. Entre os tópicos que já foram abordados desde o início do programa estão filosofia do medo, os sete pecados capitais, xenofobia na perspectiva filosófica, entre outros.

"Há uma construção de conhecimento coletivo, já que todas as discussões são abertas para todos os membros da sociedade. Esse ideal coletivo vai desde as escolhas dos temas que serão abordados, até a apresentação de pensamentos de filósofos que estudam tais assuntos e a troca constante de experiências e pensamentos. Já tivemos, por exemplo, diversos depoimentos emocionantes sobre histórias pessoais de colaboradores em nossos encontros”.

Perspectiva ampla

Um dos alicerces do "Quintas Filosóficas” é tratar de questões que envolvam, obviamente, a filosofia, mas a partir de uma perspectiva ampla, mostrando como as questões ali debatidas estão conectadas com o que acontece na sociedade em geral. Para Campos da Silva, o sucesso do projeto está intimamente ligado a isso.

"Buscamos desenvolver a sensibilidade e a capacidade de lidar com problemas. Por isso, todas as discussões são acolhedoras e voltadas para o hoje, para a sociedade em que vivemos – e isso envolve tanto o lado profissional, já que abordamos a rotina do próprio escritório e as demandas dos clientes, por exemplo, mas também para o pessoal, conversando sobre nossas famílias e o modo como nos relacionamos entre nós”, pontua.

Próximos passos

Apesar do êxito da iniciativa, já há uma preocupação, dentro do escritório, com os próximos passos. Por isso, Campos da Silva está desenvolvendo uma avaliação ampla sobre o projeto, que será respondida por todos os advogados e colaboradores da sociedade.

Algumas das ideias que estão sendo avaliadas no questionário estão a possibilidade de participação de pessoas de fora, como clientes e outros stakeholders, da sociedade nos encontros semanais e o convite para professores e especialistas em filosofia conduzirem palestras.

"A ideia é circular esse questionário neste começo de 2019, para sabermos como aperfeiçoar o ‘Quintas Filosóficas’. Essa é uma iniciativa coletiva, que pertence a todas as pessoas do escritório, e, por isso, é importante que todas as decisões sejam tomadas após consulta a todos os integrantes do escritório”, aponta.

Sobre a premiação

O Prêmio Lumen é uma iniciativa do Sinsa e Cesa (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) que tem o objetivo de motivar e disseminar o bem social a partir do reconhecimento de iniciativas de comprovada eficácia, realizadas por sociedades de advogados e que possam ser replicadas por outras organizações.

As inscrições para a premiação são abertas anualmente, sempre no início do segundo semestre. Se sua sociedade estiver envolvida com algum projeto que se enquadre as categorias: "Boas práticas de gestão”; "Iniciativas de responsabilidade social” e "Pro Bono”, saiba mais no site www.premiolumen.com.br e acompanhe o site do Sinsa para manter-se informado sobre a edição de Prêmio Lumen 2019.

 

Produção e edição: Moraes Mahlmeister Comunicação

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário