“Nas categorias Boas Práticas de Gestão, Responsabilidade Social e Pro Bono, iniciativas reconhecidas elevam o papel da advocacia”, afirma Luis Otávio Camargo Pinto, presidente do Sinsa

Em projetos com populações de baixa renda, voltados para a valorização profissional da mulher, respeito ao público de LGBT e mesmo na qualificação do relacionamento com servidores públicos, as sociedades de advogados vão além de sua atuação e exercem efetivo papel de transformação social no país.

"O Prêmio Lumen, organizado em parceria com o CESA (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados), foi criado justamente para trazer luz e reconhecimento a essas boas práticas que geram impactos positivos na sociedade e elevam o papel da advocacia brasileira”, afirma Luis Otávio Camargo Pinto, presidente do Sinsa, que coordenou a premiação juntamente com Carlos José Santos da Silva, presidente nacional do CESA.

Na primeira edição do Prêmio, os homenageados foram divididos em três categorias: Boas Práticas de Gestão, Responsabilidade Social e Pro Bono, reunindo um total de 21 projetos inscritos por escritórios sócios do Sinsa e/ou CESA.

A seguir, conheça mais sobre os projetos das seis sociedades de advogados laureadas nas posições de primeiro e segundo lugar nas categorias do Prêmio Lumen, em cerimônia realizada em 05 de dezembro de 2017, no Jockey Club de São Paulo.

Boas Práticas de Gestão

O escritório Machado Meyer, Sendacz e Opice Advogados recebeu o primeiro lugar na categoria Boas Práticas de Gestão com o projeto de trabalho desenvolvido pelo seu Comitê de Diversidade, que teve origem no Programa Mulheres no Machado Meyer, evoluindo para abraçar outras formas de diversidade.

Hoje, dentre as atividades desenvolvidas estão recursos para a promoção de mulheres no escritório, o investimento em estudantes negros da Universidade de Direito do Mackenzie e o fórum para o debate de temas LGBT com o objetivo de ampliar o espaço de desenvolvimento de profissionais incluídos neste grupo.

O segundo colocado foi o escritório Mouzalas, Borba e Azevedo Advogados Associados, com o projeto de apoio aos servidores do Poder Judiciário, que participam de ciclos de treinamentos oferecidos pela sociedade de advogados, visando sua atualização quanto a mudanças na legislação e valorização desses agentes, com ganhos reais no relacionamento com o público de advogados.

Responsabilidade Social

Na categoria de Responsabilidade Social, os homenageados foram os escritórios Tozzini Freire Advogados, com o primeiro lugar; e Mosimann, Horn & Advogados Associados, Consultoria e Assessoria Jurídica, com a segunda colocação.

No projeto apresentado pelo Tozzini Freire Advogados, o "Jogo dos Três Poderes” equivale a uma ação institucional que reúne voluntários do escritório responsáveis por conduzirem oficinas direcionadas a jovens de baixa renda para a transmissão de conhecimentos, de forma lúdica, sobre os temas Cidadania, Funcionamento do Estado Brasileiro, Papel e Função dos Três Poderes e a dinâmica entre o Executivo, Judiciário e Legislativo no país.

Já o escritório Mosimann, Horn & Advogados Associados, Consultoria e Assessoria Jurídica, trouxe o MH Social, que destina parte da receita do escritório a projetos sociais desenvolvidos por entidades filantrópicas que atuam na área de educação, cultura e saúde, com apoio à realização de iniciativas e melhora de infraestrutura das organizações apoiadas.

Pro Bono

Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados levou o primeiro lugar, e o Souza Cescon, Barrieu e Flesch Sociedade de Advogados conquistou a segunda colocação na categoria Pro Bono.

O projeto do escritório Mattos Filho já contemplou cerca de 500 entidades e pessoas físicas por meio de seu programa pro bono, que desde 2016 tem gestão dedicada e enfoca o fortalecimento de organizações da sociedade civil; a promoção de direitos humanos, em especial das mulheres, dos refugiados e da comunidade LGBT; e o aprimoramento da gestão pública.

O Souza Cescon teve reconhecido seu projeto Regularização Fundiária como Instrumento de Transformação Social, em que juntamente com o Instituto Atlântico, promoveu assessoria jurídica para moradores da comunidade do Morro Cantagalo, na cidade do Rio Janeiro, para a regularização imobiliária, auto-organização e fiscalização de construções e propriedades, envolvendo recenseamento e topografia de mais de mil casas.


 

Produção e edição: Moraes Mahlmeister Comunicação

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário