Professor aborda o impacto de um plano de remuneração para sociedades de advocacia e tendências do mercado de trabalho. Inscrições abertas!

Economista sócio-fundador da Bórea, consultoria especializada em Gestão de Escritórios de Advocacia, e gestor do escritório Mattos Filho Advogados por mais de 15 anos, Mario Esequiel é o professor responsável pelo curso Modelos de Remuneração, que acontecerá em 27/11 e 03 e 10/12, das 19h às 22h40, no Espaço Fit (Rua Peixoto Gomide, 282 – São Paulo/SP).

Ele descreve, nesta entrevista especial para o site do Sinsa, qual o impacto de um plano de remuneração para sociedades de advocacia, levando em conta suas três décadas de experiência na área de Administração, com passagens pela Arthur Andersen, AC Nielsen, Hertz e BCG (The Boston Consulting Group).

De acordo com Esequiel, são vários os fatores que devem ser levados em consideração para que as bancas consigam atrair e desenvolver seus profissionais, a depender de seus objetivos. Além disso, os candidatos, hoje, buscam alinhar seus valores pessoais com objetivos profissionais, o que torna a transparência elemento chave para o sucesso da formação de equipes e, consequentemente, a relação com clientes.

A seguir, confira a conversa completa com o também apresentador da coluna Minuto da Gestão Legal e autor dos livros "Administração Legal para Advogados” (GVLaw); e "Gestão Eficiente de Escritórios de Advocacia – Como advogados e administradores podem transformar a prestação de serviços jurídicos em negócios mais rentáveis” (Saint Paul Editora).

Sinsa Informa: Na apresentação do curso, você comenta que os profissionais não buscam mais emprego, mas, sim, trabalho. O que diferencia um do outro? E como isso afeta as bancas?

Mario Esequiel: Esse é um fenômeno que diz respeito, principalmente, às novas gerações, mas não só. Trata-se de uma tendência, hoje, os profissionais buscarem não um emprego e sim projetos de trabalho junto aos escritórios em que encontram uma relação de identidade com seus próprios valores e princípios.

Qualidade de vida e propósito também estão na atual pauta de interesse e, considerando-se isso, no segmento do Direito, a atuação pro bono tem ganhado espaço como valor para o mercado de trabalho pelo fato de que muitos profissionais querem conciliar a advocacia e o envolvimento com a comunidade.

Esse contexto equivale a uma mudança já em curso e ignorá-lo é um erro. Atualmente, para atrair os melhores candidatos, os escritórios deverão se dedicar ao desenho de planejamento de carreira, sim, deixando claro as possibilidades de desenvolvimento, crescimento, mas como se pode ver, não apenas isso...

Sinsa Informa: Quais as formas de remuneração mais comuns e inadequadas em escritórios na sua avaliação?

Mario Esequiel: Em minha opinião, não existe uma forma de remuneração que se possa classificar como completamente errada. O que é incorreto é uma sociedade de advogados implementar um modelo que deu certo em uma outra organização, tomando como certo que dará certo na sua sociedade de advogados. Não é bem assim que funciona.

Tirando o fato de que, em qualquer modelo, deve-se tomar os cuidados devidos para que não haja exposição a riscos trabalhistas, posso afirmar que existe um modelo de remuneração único para cada escritório. E tudo vai depender do objetivo e dinâmica que se quer assumir.

Quando se estabelece o valor fixo pequeno e o variável alto, a banca atrairá profissionais com gosto por risco e tende a afastar os mais conservadores, por exemplo. Já num formato de remuneração em que o valor fixo é alto e o variável é baixo, ocorre exatamente o contrário.

Há também como você estimular a capacitação técnica dos profissionais, por meio de requisitos acadêmicos para promoção, recompensas e mesmo remuneração. Tudo vai depender do objetivo que se quer alcançar.

Sinsa Informa: O que é tendência em matéria de remuneração para escritórios de advocacia? Quantos formatos planeja abordar no curso da Academia Sinsa?

Mario Esequiel: Vamos explorar os prós e contras dos modelos de vínculo empregatício via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), além de sócio de serviço e sócio de capital, apontando suas características, diferenças e indicadores para cada um, de maneira a enxergar riscos e oportunidades.

Adicionalmente, um dos objetivos do curso é debatermos como cada um desses formatos comporta flexibilidade de regras e pode contribuir, ou não, para a dinâmica que os sócios querem oferecer para o dia a dia de relacionamento com clientes e com o mercado.

Sinsa Informa: Qual a importância de se estabelecer regras para o crescimento profissional na sociedade de advogados?

Mario Esequiel: De acordo com minha experiência, existem dois grandes benefícios da estruturação de normas para o desenvolvimento dos profissionais. A primeira diz respeito à clareza na definição dos campos de atuação (por onde podem e devem caminhar os advogados para crescerem na sociedade), o que traz segurança para os envolvidos. Ao saberem como fazer, conseguem também planejar para si mesmos os passos para uma evolução em linha com o que se espera deles.

Já o segundo – e não menos importante – ganho para a sociedade, é o comprometimento. Ao se estabelecer uma metodologia, ainda que haja previsão de flexibilidade para uma revisão periódica dos pesos de critérios, a transparência promove o engajamento, fundamental num setor como o de prestação de serviços na área de advocacia.

Sinsa Informa: Como a comunicação influencia o sucesso ou insucesso do modelo de remuneração que uma sociedade de advogados adota?

Mario Esequiel: Tão importante quanto definir metodologias e criar regras é oferecer transparência a esse rol de informações. E esse é o papel da comunicação.

É errado não divulgar, deixando de dizer como funciona o "jogo”. Ou seja, um plano de carreira e remuneração deve ser conhecido e refletir as intenções da banca com o mercado e sua rede de profissionais, possibilitando atrair as pessoas com valores e objetivos alinhados ao do próprio negócio.

 

Sobre o Curso Modelos de Remuneração

A Academia Sinsa promove o curso Modelos de Remuneração nos dias 27/11 e 03 e 10/12, das 19h às 22h40, no Espaço Fit (Rua Peixoto Gomide, 282 – São Paulo/SP), com aulas planejadas para promoção de dinâmicas de grupo, debates e exercícios práticos em um módulo que visa a consolidação de conceitos sobre diferentes modalidades de remuneração para sócios e advogados.

O curso será coordenado pelo professor Mario Esequiel, sócio-fundador da Bórea, consultoria especializada em Gestão de Escritórios de Advocacia. Economista com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV (Fundação Getulio Vargas), ele é coautor e autor, respectivamente, dos livros Administração Legal para Advogados (GVLaw) eGestão Eficiente de Escritórios de Advocacia(Saint Paul Editora).

Para mais informações sobre a grade do curso, acesse Academia Sinsa – Modelos de Remuneração.

Investimento

Como parte do lançamento da iniciativa educacional, o Sindicato está subsidiando 50% do valor das inscrições dos cursos da grade inaugural da Academia Sinsa. Com isso, o valor para matrícula no módulo Modelos de Remuneração é de R$ 500,00 para escritórios associados ao Sinsa e de R$ 600,00 para não associados.

Inscrições

Para inscrições, envie uma mensagem para curso@academiasinsa.com.br, informando nome, e-mail, telefone, sociedade de advogados e o curso de interesse.

 

 

Produção e edição:Moraes Mahlmeister Comunicação

 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário