Acadêmico da FGV, Insper e Fundação Dom Cabral destaca importância de se traçar uma visão de médio e longo prazo para a, cada vez mais competitiva, advocacia

Levar aos advogados o conhecimento sobre ferramentas adequadas ao desenvolvimento de um plano de ação sistêmico e integrado é o objetivo da Academia Sinsa com o Curso Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia, que acontecerá na cidade de São Paulo.

A capacitação, focada no aumento da competitividade, crescimento e rentabilidade das sociedades, será conduzida por Marcelo Binder, que é coordenador da iniciativa educacional capitaneada pelo Sindicato.

Sócio da Prakse Consultoria Empresarial e professor da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), Insper e Fundação Dom Cabral, ele destaca a importância do planejamento estratégico no atual cenário de competitividade do setor, os primeiros passos para a definição e implementação de um plano e erros cometidos pelos escritórios nesse processo.

Confira, nesta entrevista para o Sinsa Informa, alguns dos assuntos que farão parte do Curso Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia, programado para os dias 29 de outubro, 05 e 12 de novembro, das 19h às 22h40, no Espaço Fit (Rua Peixoto Gomide, 282). As inscrições estão abertas!

 

Qual é a importância da elaboração de um planejamento estratégico para um escritório de advocacia?

Marcelo Binder: No passado, o setor da advocacia era muito menos competitivo do que é atualmente. Pelo número de advogados, escritórios e por uma certa queda na demanda por serviços jurídicos, hoje, o ambiente passou a ser extremamente disputado! Com isso, aumentou a exigência e a necessidade de uma gestão mais profissional nas sociedades.

A estratégia, então, é a forma como o escritório vai se organizar para poder atuar, da melhor maneira possível, dentro desse contexto, sustentando seu crescimento ao longo do tempo (ao contemplar tendências, oportunidades, desafios e projetar um plano de ação).

Há diferenças significativas entre o que é um planejamento estratégico para um escritório de advocacia e para empresas de outros setores?

Marcelo Binder: Essas diferenças existem sim. Acontecem porque o setor da advocacia se organiza de uma maneira bastante própria. Um escritório de advogados é uma empresa de serviços profissionais, em que as figuras das pessoas – proeminentemente dos sócios – são muito destacadas. Isso faz com que seja relevante o alinhamento entre os próprios sócios e as outras pessoas do escritório, por exemplo.

Também dentro desse âmbito - de prestação de serviços estratégicos -, a confiança na relação entre a sociedade e seus clientes é importantíssima, tornando-se um ativo essencial.

Todas essas características do mercado jurídico precisam ser analisadas e levadas em conta, de uma maneira técnica, na hora da definição e execução do planejamento estratégico para a banca.

Como iniciar um planejamento estratégico? Quais são as primeiras medidas que devem ser tomadas?

Marcelo Binder: As primeiras medidas que um escritório de advocacia precisa tomar para começar um plano estratégico giram em torno de três principais objetivos: entender o contexto em que a sociedade atua; conhecer seus principais concorrentes; e identificar quais as suas grandes competências internas.

A partir disso, o escritório determina a posição que deseja ocupar nesse mercado, estipulando o perfil de cliente que pretende atender e de serviço que vai prestar, estabelecendo os perfis de colaboradores que vai contratar, etc. Com isso, também é possível determinar a estratégia de honorários e estrutura de custo.

No fundo, os sócios precisam entender seus objetivos de uma forma muito clara. O escritório pode buscar, prioritariamente, maior rentabilidade ou um crescimento mais acelerado, por exemplo. Portanto, definir e executar um planejamento estratégico é essencial e a qualidade desse plano depende do entendimento sobre foco do negócio.

Quais são os principais erros cometidos pelos escritórios nesse processo?

Marcelo Binder: Um dos principais erros cometidos, em minha avaliação, é os sócios não olharem para o futuro. Muitas vezes, a sociedade foca em itens que, hoje, são importantes, mas que, no médio prazo, não terão a mesma relevância. Ao mesmo tempo, desconsideram o que pode "ganhar espaço” num cenário adiante.

Além disso, alguns escritórios costumam falhar ao direcionar suas atenções apenas para a parte técnica do trabalho, esquecendo de buscar o alinhamento entre os sócios. Ao agirem dessa maneira, ignoram – mesmo sem querer – o tamanho do impacto que as decisões estratégicas significam para o dia a dia dos próprios sócios e dos outros advogados da banca.

Sobre o Curso Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia

A Academia Sinsa promoverá o Curso Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia nos dias 29 de outubro, 05 e 12 de novembro, das 19h às 22h40, no Espaço Fit (Rua Peixoto Gomide, 282), na cidade de São Paulo. As aulas serão ministradas por Marcelo Binder, coordenador da Academia Sinsa e professor da FGV, Insper e Fundação Dom Cabral.

Entre os tópicos programados para os três dias de aulas estruturadas em formato de workshop, estão: Estratégia e Direcionamento Estratégico; Direcionamento Estratégico versus Análise; e Implementação e Controle.

Para mais detalhes do programa, acesse Academia Sinsa – Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia.

Investimento

Como parte do lançamento da iniciativa educacional, o Sindicato está subsidiando 50% do valor das inscrições dos cursos da grade inaugural da Academia Sinsa. Com isso, o valor para matrícula no módulo Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia é de R$ 500,00 para escritórios associados ao Sinsa e de R$ 600,00 para não associados.

Inscrições

Para inscrições, envie uma mensagem para curso@academiasinsa.com.br, informando nome, e-mail, telefone, sociedade de advogados e o curso de interesse.

 

 

Produção e edição: Moraes Mahlmeister Comunicação

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