Balanço de ações mostra que sindicato se adaptou à realidade imposta pela pandemia, mantendo a qualidade das atividades desenvolvidas em prol das sociedades de advogados

Desde o início da quarentena decretada pelo governo do Estado de São Paulo para conter a disseminação da Covid-19, no final de março, o Sinsa se esforça para conciliar suas atividades em prol das sociedades de advogados, com a adoção de medidas para preservar a saúde de diretores e colaboradores.

Em três meses de isolamento social, o Sindicato realizou reuniões dos Comitês Trabalhista e Previdenciário de São Paulo e Rio de Janeiro, assinou CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) com dois sindicatos de empregados, negociou e firmou aditivos com regras previstas nas medidas emergenciais editadas pelo governo federal, contribuiu com a elaboração de plano de retomada das atividades presenciais de escritórios e apoiou eventos jurídicos.

Diálogo com sindicatos

Atento aos impactos provocados pela pandemia da Covid-19 nas relações trabalhistas desde o início da quarentena, o Sinsa iniciou diálogo com sindicatos que representam trabalhadores, colocando-se à disposição das associadas para auxiliá-las em acordos coletivos, conforme anunciado em evento virtual do Migalhas "As Sociedades de Advogados e os Desafios diante da Covid-19”. Confira: Em Webinar, Sinsa informa estudar adaptações em convenções coletivas.

Reuniões

Com o auxílio de recursos tecnológicos, as reuniões dos Comitês passaram a ser virtuais, realizadas em um único dia, com a mesma qualidade na escolha de temas e especialistas convidados dos encontros mensais e presenciais, mas com número muito maior de participantes.

Em abril, o debate sobre a decisão polêmica do STF (Supremo Tribunal Federal) envolvendo a validade de acordos individuais prevista na MP 936 foi assistido por mais de 200 pessoas. Confira!! Em reunião virtual do Sinsa, participantes abordam a reestruturação dos sindicatos.

Da mesma forma, o encontro virtual realizado no mês de junho sobre os aspectos da responsabilidade civil de empregadores nos casos de colaboradores infectados pelo coronavírus obteve forte adesão de participantes: 130. Veja: Causalidade é determinante para responsabilizar empregador por contágio de Covid-19.

O protagonismo no Sindicato na retomada

Ainda nesse período de quarentena, o Sinsa participou de forma ativa do plano de retomada gradual das atividades presenciais dos escritórios de advocacia no município de São Paulo, depois da assinatura de termo de compromisso com a Prefeitura. Veja: Assinado protocolo de retomada econômica dos escritórios de advocacia.

Com foco dirigido às sociedades de advogados, o Sindicato também foi responsável pela elaboração de um guia, com orientações sobre os horários de funcionamento e turnos alterados, aspectos de locomoção, distanciamento social no trabalho, sistema de funcionamento misto e relacionamento com clientes. Confira: Sinsa divulga plano de retomada com orientações específicas para as sociedades de advogados.

 Associação

Associe-se ao Sinsa, fortaleça a categoria e usufrua das vantagens e benefícios de ser um associado.

Clique aqui, e saiba mais sobre o que fazemos.

 

 Produção e edição: Moraes Mahlmeister Comunicação

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário