Cerca de 70% dos alunos conseguiram colocação no mercado de trabalho ou montaram o próprio negócio. Assunto foi abordado em reunião do Sinsa

Um projeto de capacitação iniciado há quatro anos pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) que visa aumentar a empregabilidade de transexuais tem obtido resultados animadores.

Cerca de 70% dos alunos que participaram da iniciativa conseguiram uma colocação no mercado de trabalho ou montaram o próprio negócio. Por meio de uma parceria entre o MPT e o Sebrae, o projeto também incentiva o empreendedorismo.

O assunto foi o tema da reunião virtual do Sinsa, em 26/11, que contou com a participação de Sandra Lia Simon, bacharel em Direito pela PUC-São Paulo, Procuradora Geral do Trabalho de 2003 a 2007 e vice gerente do projeto.

 "A discriminação no mercado de trabalho é a ponta do iceberg. A maioria das pessoas transexuais são expulsas do ambiente familiar e desistem da escola”, disse a palestrante, ao justificar a importância da iniciativa que visa combater a discriminação no ambiente do trabalho.

Pilares

 Baseado em três pilares (capacitação de LGBTIQ+ em situação de vulnerabilidade, habilitação de Recursos Humanos e conscientização da sociedade sobre a problemática), o projeto do MPT forma assistentes de cozinha e incentiva os participantes a abrirem o próprio negócio.

O curso de capacitação está na terceira edição e já formou 80 participantes. O setor de hotelaria, explicou a vice gerente do projeto, é um dos mais receptivos para empregar pessoas trans.

Na visão de Sandra Lia Simon, as empresas precisam entender a importância da diversidade no ambiente de trabalho e conhecer a realidade das pessoas transexuais, que tem no nome social o primeiro grande obstáculo.

"Muitos não conseguem realizar a entrevista de emprego porque são barrados na portaria”, disse a palestrante, ao vislumbrar um cenário melhor, decorrente do aumento histórico da diversidade nas câmaras municipais nas últimas eleições.

Em 2021, em todo Brasil, pelo menos 30 cargos para vereador ou vereadora serão ocupados por travestis ou transexuais.

Moderadores

Participaram como moderadores da reunião Gisela da Silva Freire, presidente do Sinsa, e Antonio Carlos Aguiar, diretor cultural do Sindicato.

 A íntegra da apresentação de Sandra Lia Simon está disponível aqui.

 

 Produção e edição: Moraes Mahlmeister Comunicação

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário